Notícias | Informações | Contactos
EN | PT
Apresentação
. Descrição
. Objectivos
. Regulamento
. Orgãos de gestão
Corpo Docente
. Edição actual
. Arquivo
Estrutura
Perfis
. Perfil B
. Perfil C
. Perfil D
. Perfil A
 
Teses e Práticas de Investigação
. Teses em Curso
. Teses Concluídas
. Práticas de investigação
 
FAUP
CEAU
 
 
Paula Saito_clube fotografia AEFAUP

O PDA, Programa de Doutoramento em Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, tem origem em 2007 quando, por iniciativa de um grupo de docentes que sentia a necessidade de aprofundar a formação avançada em Arquitectura, é apresentada ao Conselho Científico da FAUP uma proposta de criação e estruturação de um novo plano de estudos de 3º ciclo. No verão de 2008 o plano curricular e a sua forma de funcionamento é aprovada pela Direcção Geral de Ensino Superior dando continuidade aos valores e à experiência de ensino na FAUP.

O PDA assegura uma formação pós-graduada qualificada na área da arquitectura, orientada para temas de projecto, história, crítica ou teoria onde, num entendimento da arquitectura como pensamento, através dos diferentes Perfis de Estudos, se aprofunda um campo disciplinar próprio. Trata-se também de uma investigação ponderada entre outras áreas do saber que, com a arquitectura e o urbanismo, tem interesses e objectos de estudo comuns, transversalidade interdisciplinar reflectida na ampla oferta anual de Unidades Curriculares oferecidas por cada Perfil de Estudos. Neste processo de releitura e regeneração da cultura arquitectónica e de reforço e intercepção disciplinares é significativa a articulação do programa de doutoramento com o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP (CEAU-FCT), numa aproximação de interesses, partilha de recursos e integração dos estudantes em grupos e em projectos de investigação mais vastos. O Curso de Doutoramento do PDA, que decorre no primeiro ano do Programa Doutoral, conclui-se com a atribuição de diploma específico e constitui o ponto de partida para o desenvolvimento de projectos de investigação conducentes à obtenção do grau de Doutor em Arquitectura.

A estrutura de funcionamento do PDA e a multiplicidade de Perfis de Estudos que oferece reflectem a vontade de oferecer um ambiente de trabalho enriquecedor, promovido por um corpo docente disciplinarmente diversificado e internacional, que garante condições de estudo e de criação conducentes ao acolhimento de projectos de investigação na área disciplinar da Arquitectura.