Notícias | Informações | Contactos
EN | PT
Apresentação
. Descrição
. Objectivos
. Regulamento
. Orgãos de gestão
Corpo Docente
. Edição actual
. Arquivo
Estrutura
Perfis
. Perfil B
. Perfil C
. Perfil D
. Perfil A
 
Teses e Práticas de Investigação
. Teses em Curso
. Teses Concluídas
. Práticas de investigação
 
FAUP
CEAU
 
Perfil de Estudos B - Arquitectura: Teoria, Projecto, História
A teoria o projecto e a história são as três modalidades através das quais os arquitectos conhecem a arquitectura. Titular assim esta linha de investigação conducente à obtenção do grau de doutoramento em arquitectura, pressupõe que as modalidades atrás enunciadas estão sempre presentes, em diversos graus e estabelecendo entre si as múltiplas relações, em qualquer projecto de tese.

Embora os núcleos ou centros de gravidade dos problemas a enunciar possam encontrar-se em qualquer uma delas, é a sua complementaridade que permite a construção de um ponto de vista dos arquitectos sobre a arquitectura. Considerar a teoria, o projecto e a história como complementares e interdependentes, implica, também, que os saberes produzidos em cada uma destas modalidades terão sempre a capacidade de ser vertidos, transformando-se naquilo que, em potência, já eram, em qualquer uma das outras.

Sendo assim, o que propomos é uma construção paciente e aberta de um projecto de tese que, embora partindo, ou não, de uma das modalidades anteriormente enunciadas, pressupõe sempre as outras duas como presentes, enquanto reflexos ou desdobramentos daqueles problemas que transversalmente as intersectam e reúnem. É também a unidade multifacetada do saber arquitectónico ao longo do tempo que nos propomos estudar.

Coordenador - Marta Oliveira 2017/2018
Estrutura do Perfil B - PDF - download


Perfil de Estudos C - Dinâmicas e Formas Urbanas
Este perfil tem como objectivo principal o desenvolvimento de um processo pedagógico que origine uma reflexão profunda sobre o território, a cidade, o objecto ou conjunto arquitectónico e as respectivas interacções. Este processo deverá capacitar o doutorando para a descoberta do seu próprio processo de pesquisa e de comunicação, aprendendo a destrinçar o que é profundo e estrutural do que é passageiro e conjuntual. Visa-se, ainda, transmitir que o saber urbanístico é, cada vez mais, compartilhado por diversas formações disciplinares que se complementam.

A componente do programa organiza-se, tal como os outros perfis do curso, em dois semestres com quatro unidades curriculares obrigatórias, quatro optativas e, ainda, um seminário a dois tempos, cobrindo os dois semestres e dedicado ao projecto de tese.

Coordenador - Teresa Calix 2017/2018
Estrutura do Perfil C - PDF - download


Perfil de Estudos D - Património Arquitectónico
Esta linha de investigação compreende questões que se colocam no estudo de intervenções em singular obra arquitectónica patrimonial, questões que se referem à reabilitação ou requalificação de significativas áreas urbanas da história da cidade, questões que remetem para preservação e valorização paisagística de determinadas áreas de território urbano ou rural e ainda questões orientadas para análise, registo e salvaguarda de legado arqueológico referente a ancestrais marcas de formas de povoamento e de redes viárias.

Não se defende a criação de prática especializada, sectorizada, isto é, tendencialmente autónoma no âmbito profissional ou académico, mas a existência de um conjunto de especificidades próprias relativamente a metodologias operativas, técnicas de análise, de levantamento, estratégias de projecto e de acompanhamento de obra. O aprofundamento destes saberes específicos e das suas interacções contribuirá para o entendimento da complexidade e diversidade do campo disciplinar da Arquitectura e o enriquecimento dos seus conteúdos.

A investigação a desenvolver poderá abranger grande diversidade de situações, desde intervenções em obras arquitectónicas patrimoniais, reabilitação urbana, intervenções em estações arqueológicas, até à recuperação de obras do Movimento Moderno. Interessará, contudo, contribuir para a realização de estudos sobre experiências portuguesas na área do património arquitectónico, promovendo a sua divulgação.

Tal como os outros perfis do Programa de Doutoramento em Arquitectura, este organiza-se em dois semestres, durante os quais funcionarão quatro disciplinas (uc) obrigatórias, quatro disciplinas (uc) optativas e um tempo de seminário dedicado à discussão e preparação do Projecto de Tese. Das quatro disciplinas obrigatórias, duas são dedicadas a teorias de intervenção no património arquitectónico e teorias de reabilitação urbana e duas abordarão questões de metodologia de investigação no âmbito do processo de elaboração de Teses de Doutoramento.


Coordenador - Francisco Barata Fernandes 2017/2018
Estrutura do Perfil D - PDF - download


Perfil de Estudos A - Projecto do Espaço Habitacional e Formas de Habitar
O conceito de cultura ampliado à cultura material conduz à noção de que a arquitectura é o resultado de práticas determinadas por relações históricas. Este princípio, se aplicado às formas construídas para habitação, tem implicações vastas e significativas para o conhecimento arquitectónico na sua derradeira síntese, o projecto.

Este perfil tem como objectivo apresentar e aprofundar orientações de estudo dedicadas ao tema da habitação nas suas diferentes variações conceptuais e operativas, desde a casa unifamiliar à habitação colectiva, na sua relação com a constituição do espaço urbano e na sequência das opções construtivas e tecnológicas. A sua definição temática implica o conhecimento aprofundado dos processos culturais que explicam a construção da habitação como local primordial dos homens, traduzindo por isso uma das suas manifestações perenes que importa investigar: o espaço doméstico.

Assim, no âmbito dos estudos avançados e especificamente na investigação do projecto habitacional e das formas de habitar, tornou-se indispensável dialogar com o meio físico e social onde a arquitectura se tece. Abrir o debate a outros temas e disciplinas sem perder especificidade, permite ampliar o conhecimento arquitectónico sobre os dispositivos espaciais, pondo em evidência a teia complexa das relações presentes na produção da arquitectura.

A componente curricular do programa organiza-se, tal como as outras linhas do curso, em dois semestres, com quatro unidades curriculares obrigatórias, quatro unidades curriculares optativas e ainda um seminário a dois tempos cobrindo os dois semestres, dedicado ao projecto de tese, num total de 60 ECTS.

Coordenador - Raquel Paulino 2017/2018